Eu Acredito - Quem acredita em Deus nunca está só
APRESENTAÇÃO
Com a vinda do Papa a Portugal por ocasião das celebrações dos 10 anos da beatificação dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta, queremos juntar o maior número de jovens para acompanhar o Santo Padre desde Lisboa até Fátima e propor-lhes um programa de três dias inesquecível!

Queremos mostrar o nosso apoio ao Papa nesta sua exigente missão de conduzir a Igreja e dizer-lhe que estamos sempre com ele, presentes através da oração e sendo uma parte vibrante de uma Igreja viva e jovem!

Não queremos por isso deixar de marcar o nosso país, a nossa sociedade, a nossa juventude. Queremos ser alegria, paixão e esperança em tempos de maior angústia e escuridão. Queremos dizer aos portugueses e ao mundo que apesar das várias crises que atravessamos Nós Acreditamos! Quando os dias são sombrios, quando as possibilidades parecem limitadas, quando o futuro é assustador, quando somos confrontados com as realidades duras da pobreza, da corrupção, de violência, da injustiça ... Nós escolhemos Acreditar!

Num país que deve encarar de frente novos desafios, onde por vezes falta a ousadia de um rumo exigente e um futuro brilhante, nós jovens queremos pegar nas mãos este futuro e deixar uma marca de esperança e força nestes dias! Contamos com cada um, com o que traz de especial a estes dias e estamos abertos a todos, nesta oportunidade única de estarmos todos juntos!

Eu Acredito!

Equipa de organização "Eu Acredito"
Sabendo da visita do Papa a Portugal, os jovens de Schoenstatt pensaram em reunir a Igreja dentro da mesma barca, como S. Pedro e os Apóstolos no tempo dos primeiros Cristãos, para receber o Papa Bento XVI e propor um programa comum a todos jovens portugueses. Daí, partiram convites para outros movimentos e começou a sonhar-se este projecto.

Em Janeiro de 2010, o Padre Tiago, o Pedro e a Teresinha receberam o João e a Pilar das EJNS e a Filipa e o Miguel pelos Jesuítas. A Igreja diocesana juntou-se às reuniões e os Padres Zé Miguel, Carlos e Nuno foram abençoando as ideias. Depois de muitas tentativas, recuos e avanços, chegámos à proposta “Eu Acredito”, nascida da criatividade do Sebastião, a proposta foi-se concretizando e temos um programa que pretende conciliar os momentos propostos pela Igreja a todos (da Missa em Lisboa às celebrações em Fátima), aos jovens (o Boa Noite ao Papa na Nunciatura) e uma peregrinação que junte amigos de todo o país. Amigos antigos e amigos novos, o grande objectivo é aproveitar esta visita do Papa para nos aproximarmos de Deus e nos descobrirmos numa Igreja com muitas cores e ideias diferentes, juntos num caminho com propostas, desafios e oração que nos façam crescer e também passar bons momentos.

Dias 11, 12 e 13 de Maio tudo isto pode acontecer. Acreditam?
Movimento Apostólico de Schoenstatt
Schoenstatt é um movimento da Igreja Católica para a renovação cristã do mundo, com uma finalidade pedagógica e apostólica: a formação de um homem novo, construtor de uma nova sociedade.

Toda a sua espiritualidade e a sua pedagogia se centram em formar esse 'homem novo', segunda a imagem de Maria, companheira e colaboradora de Cristo na obra da redenção, e ao mesmo tempo, Mãe e educadora dos cristãos.

Em Portugal, dispõem de centros em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, e organizam alguns conhecidos projectos como as Missões Universitárias, a Peregrinação da Família, entre muitos outros que podem ser conhecidos através do site http://www.schoenstatt.pt/ ou pedindo informações por e-mail para [email protected].
Companhia de Jesus
A Companhia de Jesus é uma ordem religiosa da Igreja Católica, fundada por Santo Inácio de Loyola. Hoje em dia, os Jesuítas são cerca de 20.000, espalhados por 127 países.

A partir da sua experiência de vida, Santo Inácio de Loyola escreveu o pequeno livro dos Exercícios Espirituais, que está na base da espiritualidade inaciana: procurar a Deus em todas as coisas, a gratidão face a tanto bem recebido, e a resposta, em amor, Àquele que nos amou primeiro, procurando discernir por onde passa o bem mais necessário, mais urgente e mais universal. Característica da espiritualidade inaciana é ainda a sua capacidade de fazer sair o melhor de cada um, através do aprofundamento do mundo interior da pessoa onde o próprio Deus habita e se revela.

Em Portugal, os Jesuítas dedicam-se, entre outras coisas, ao trabalho com juventude universitária em quatro centros Universitários: Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. Nestes centros podem encontrar-se muitas propostas diferentes, sendo a mais importante os Exercícios Espirituais (a agenda geral das actividades pode ser vista aqui). Os seus projectos mais actuais são o Passo a Rezar e o Essejota.
Equipas de Jovens de Nossa Senhora
As Equipas de jovens de Nossa Senhora são um movimento de formação espiritual que propõe aos seus membros um caminho de crescimento cristão e humano em equipa.

As EJNS estão presentes em 12 países no mundo inteiro. Em Portugal as EJNS nasceram em 1976 e hoje contam com mais de 1000 membros, espalhados por todos o país : Lisboa, Porto, Cascais, Madeira, Açores, Viana do Castelo, Évora, etc. Estão sempre abertas a equipas que queiram começar em novas localidades.

Cada equipa é formada por cerca de 10 jovens dos 16 aos 24 anos,sendo acompanhados por um casal. Têm reuniões mensais, onde rezam, partilham, discutem um tema, e comprometem-se em alcançar um objectivo com a equipa todos os meses.

Como actividades do movimento as Equipas propõem Noites de Oração, Conferências, Peregrinações a Fátima, Encontros Nacionais e Internacionais. Participam também nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Para mais informações ver o site www.ejns.net.
Pastoral Universitária
O Serviço Diocesano da Pastoral Universitária é quem assume a missão de fomentar, dinamizar e coordenar a presença da Igreja no mundo universitário. Ao ritmo do ano académico e litúrgico, a Igreja já presente, constrói-se e vive-se nestes tempos e nestes espaços. A vida, o saber e a cultura afirmaram-se em gestos. O homem de fé sabe que não basta o saber acumulado: a sabedoria é mais e é diferente.

E a sabedoria tem gestos. Por isso, alguns marcos celebrativos a nível diocesano que ajudam a assumir e manifestar a centralidade de Jesus Cristo no quotidiano e onde se conhecem e reconhecem rostos concretos da Igreja que somos.

Assim, os projectos mais conhecidos da Pastoral Universitária são a Bênção dos Finalistas, a Missa das Universidades e a Páscoa na Universidade. Mais informações acerca destas e outras actividades podem ser encontradas no site www.pulisboa.com ou pedidas através do e-mail para [email protected].